11 Dúvidas frequentes de quem vai pro Egito pela primeira vez

Tempo de leitura: 8 minutos

Depois que eu fiz o post no Grupo Mochileiros no Facebook eu recebi uma tonelada de e-mails (138 e-mails para ser mais exato) com dúvidas frequentes de pessoas que estão interessadas em ir pro Egito ano que vem.

Post sobre o Egito no Grupo Mochileiros
Post contando sobre a minha experiência no Egito no Grupo Mochileiros do Facebook

Fiquei muito feliz com a repercução que o post teve. Foi a primeira vez que eu fiz uma publicação assim e recebi no post 1.471 curtidas e 142 comentários. Muita gente me enviou e-mail pedindo dicas e inseguranças em relação ao Egito, por isso resolvi fazer esse post com as 11 principais dúvidas que eu recebi.

Será que você também tem essas dúvidas? Continue lendo para saber mais sobre:

Qual é a melhor época pra ir para o Egito?
Como faz para tirar o visto de entrada no Egito?
Qual é a moeda no Egito e qual valor?
É seguro visitar o Egito?
Como as mulheres precisam se vestir no Egito?
Quanto você gastou para ir pro Egito?
Qual é o idioma no Egito?
Você recomenda ir com a agencia de viagem ou por conta?
O passeio no balão é seguro?
Onde trocar o dinheiro no Egito?
Como é a internet no Egito, devo comprar um chip internacional?

Qual é a melhor época pra ir para o Egito?

Entrada de Sacara, onde encontra-se a pirâmide de Djoser
Entrada de Sacara, onde encontra-se a pirâmide de Djoser

Nós conhecemos o Egito no mês de outubro. O clima estava muito bom no inicio da manhã e final da tarde/noite – temperatura média de 32º C. Depois das 10:00 da manhã até as 16:00 fazia bastante calor, e as visitas acabaram sendo um pouco desagradáveis.

Quando decidimos que iriamos pra lá, descobrimos que deveríamos evitar o verão por conta do forte calor – meses de junho, julho e agosto. Nessa época o calor é extremamente insuportável. Então, os melhores meses para você programar sua viagem são de outubro até abril.

Como faz para tirar o visto de entrada no Egito?

Selo - Visto Egito
Selo colado no passaporte – Visto de entrada no Egito

Essa talvez foi a dúvida que mais apareceu. Realmente causa um pouco de confusão, pois é só fazer uma pesquisa no Google e irá encontrar várias respostas diferentes.

O processo para tirar o visto lá é muito simples. Quando chegar no aeroporto, basta ter o seu passaporte em mãos e comprar um selo (que custa U$25,00) colar numa folha em branco e pronto. Agora, você já tem o visto de turista válido por 1 mês. Simples, não? Mas então, qual é a confusão que acontece? Vou te explicar…

Em 2015 o governo do Egito fez um anúncio que não faria mais o visto direto no aeroporto e mandou comunicado pra vários países. Então, todo mundo começou a reclamar e eles voltaram atrás. Porém, só enviaram esse novo comunicado para as operadoras de turismo registradas lá no Egito. E aí, virou essa confusão toda.

Mas você pode ficar tranquilo, nós fizemos dessa forma e não precisamos de nada além do passaporte e dos U$ 25,00.

“Henrique, mas me falaram que precisa ter o certificado Internacional de vacinação com a vacina de febre amarela em dia, é verdade?” – Sim, é verdade, mas não é necessário para todos os turistas. Segundo a recomendação internacional, a carteira com a vacina em dia é necessária se você estiver vindo de algum voo em conexão na África (Etiópia e Marrocos fazem conexão pro Egito). Se você fizer conexão nesses países, é melhor não arriscar e você precisa tomar a vacina no mínimo dez dias antes da sua viagem.

Ps. Nós não levamos a carteira de vacinação porque fizemos conexão no Qatar e Turquia.

Qual é a moeda no Egito e qual valor?

A moeda no Egito é chamada de Libras Egípcias. Hoje com R$1,00 você consegue comprar EGP 5,35. Porém, recomendo que você leve dólares para a sua viagem e faça a troca para libras egípcias no no hotel ou cruzeiro (a conversão no aeroporto geralmente é mais desvantajosa para os turistas) – Falo um pouco mais sobre onde trocar o dinheiro abaixo.

Então, hoje com U$ 1,00 você consegue comprar EGP 17,58.

Converter real para libras egípcias
Converter real para dólar americano
Converter dólar americano para libras egípcias

É seguro visitar o Egito?

Falei um pouco sobre segurança no Egito aqui nesse post – 7 coisas que eu gostaria de saber antes de ter ido pro Egito (a #6 é a principal) recomendo que você faça a leitura dele inteiro, respondi outras dúvidas lá também e dei algumas dicas! 😉

Como as mulheres precisam se vestir no Egito?

Pra essa pergunta, eu vou te indicar o vídeo abaixo e deixar a Michelle Bastos responder. Ela é especialista em viagens pro Egito, então, ninguém melhor que ela para ajudar você com essa dúvida bastante comum:

Quanto você gastou para ir pro Egito?

Quanto Custa ir Para o Egito
Planilha para download – Quanto Custa ir Para o Egito

Eu sempre gosto de anotar todos os gastos que tenho em viagens para depois analisar ao certo quanto gastei. Dessa vez decidi compartilhar todos os gastos que tivemos aqui nessa planilha para download.

Na planilha estão todos os gastos que tivemos como o pacote de turismo, passagem aérea, alimentação e etc…

Qual é o idioma no Egito?

O idioma oficial do Egito é o idioma árabe. Porém a maioria dos egípcios falam inglês, espanhol e alguns até em português. Em cidades maiores, você não encontrará dificuldades para se comunicar com as pessoas. Todos os guias que tivemos, falavam português, inglês e espanhol.

Nosso guia Ayman El Garib fez uma gravação em árabe convidando os brasileiros para conhecer o Egito.

Você recomenda ir com a agência de viagem ou por conta?

Ano passado nós fizemos uma viagem por 7 países na Europa. Fizemos ela inteira por conta e foi muito tranquilo para organizar. Porém, no Egito as coisas são bem diferentes.

A informação que encontramos sobre o país na internet está desatualizada e isso é complicado para quem quer se aventurar sozinho. Quando você viaja por conta, precisa organizar todos os detalhes de transporte, hotel, alimentação, visitas e etc. Outro fator é a cultura do país, que é muito diferente. Então pra nós, não foi uma opção tentar ir sem agência de turismo pro Egito.

A minha recomendação pela experiência que tivemos lá, é a mesma: Contrate uma agência de turismo para ir pra lá. “Mas Henrique, as agências são muito caras e o Egito é um país barato!” eu concordo com você. Porém, conhecemos uns brasileiros no cruzeiro e tivemos uma prova de que ir pra lá por conta, não vale a pena.

Eles decidiram fazer a reserva deles pro cruzeiro pelo Booking. Chegando lá, precisaram ir atrás de transporte para andar pelas cidades, encontrar um guia para poderem aproveitar os passeios e comprar todas as entradas. Resultado: o guia cobrou 35 dólares por dia de cada um.

Ou seja, eles acabaram gastando o mesmo que nós. Porém a nossa viagem foi muito mais tranquila, não precisávamos nos preocupar com esses detalhes porque eles já estavam prontos e preparados para nos receber.

Está Gostando do Artigo?

Escreva o seu de email abaixo e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente <strong>SEGURO</strong> conosco!

O passeio no balão é seguro?

Passeio de balão no Egito - Sol nascendo
Passeio de balão no Egito – Sol nascendo

Eu fiz um outro post exclusivamente para contar toda a experiência que tivemos em andar de balão no Egito – O Passeio de balão no Egito Vale a pena?

Onde trocar o dinheiro no Egito?

A recomendação que tivemos da nossa agência foi para trocar na chegada do cruzeiro (que foi onde nós trocamos) e também no hotel – muitos hotéis tem casa de câmbio dentro, o que facilita bastante para os turistas.

Porque não trocar no aeroporto? Simples. No aeroporto o câmbio é diferenciado, ou seja, você acaba pagando mais pela moeda local. Então, não vale a pena.

Como é a internet no Egito, devo comprar um chip internacional?

A internet wi-fi lá no hotel ou no cruzeiro é cobrado a parte e o preço é bastante salgado (U$15,00 por dia).

Nós acabamos ganhando um chip da Vodafone de 8 GB. Lá a 3G ou 4G sempre funcionava e os 8 GB foram suficientes para os 10 dias de viagem. Nós compramos o chip na cidade de Luxor (nosso guia nos levou até uma loja da Vodafone e fez a compra).  Mas você também pode comprar já no aeroporto.

A Vodafone é considerada uma das melhores empresas de telefonia do Egito. A cobertura deles é muito grande e muito boa também.

O chip de 8GB custou cerca de 100 libras egípcias.

 

O que você achou? Ficou com mais alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo, ele é muito importante pra mim saber se estou no caminho certo. Combinado? 😀

Um Abraço,
HZ 😉


Não perca nenhuma dica nova >> curta a página do facebook abaixo para ser informado lá quando eu postar algo novo aqui!

8 Comentários


  1. Olá,
    Estamos planejando nossa viagem ao Egito para outubro.
    Temos feito pesquisas e acabamos nos convencendo que vale à pena contratar uma agencia de viagem. Pelo que você conta, no blog, foi uma boa decisão e parece que funcionou muito bem para você.
    Você se importaria de nos indicar a agencia de turismo que você contratou?

    Obrigada

    Responder

    1. oii Milly, tudo bem? Obrigado pelo comentário! 😀
      Eu sempre viajo sem agência de turismo porque sei que consigo alguns preços melhores. Porém, para esse caso (como a lingua é muito diferente e a cultura também) achamos que seria válido contratar uma agência. Sem dúvida foi uma decisão acertada… Eles deram todo o suporte que precisávamos e não tivemos nenhuma preocupação lá (nenhuma mesmo). Por isso, acredito que foi válido. A agência que contratamos foi a Hórus Viagens!

      Responder

  2. Oi, Henrique. Vou passar 9 dias no Egito e 3 em Lisboa. O chip serveria pra Lisboa? Precisa dar gorjeta pro guia pela compra?

    Responder

    1. o chip da Vodafone funciona na Europa sim (inclusive a Vodafone é uma das melhores em Portugal e Egito) acredito que não terá problema!

      Compra o chip no aeroporto (talvez não seja a opção mais barata) mas é mais fácil e não precisará dar gorjeta não!

      Boa viagem 😀

      Responder

  3. Henrique estou amadurecendo idéia de ir ao Egito proximo ano se for tenho que levar esposa e meu filho hoje com 7 anos tenho pouco receio acho que criança não vai gostar muito….não querem me deixar ir sozinho rsrs… é recomendado pra criança? Sei que ele gosta um pouco e é curioso mas hotéis tem atrativos infantis locais de visitação tem algo mais voltado a crianças?

    Responder

    1. Olha Claudio, essa pergunta é difícil pra eu te responder porque nunca me liguei nessas coisas (acho que só prestamos atenção quando temos criança, né?) mas entra em contato co ma Hórus https://www.horusviagens.com/ a Michele (que é sócia e tem filho pequeno) pode te ajudar melhor com essa dúvida!! 😀

      Responder

  4. Ola,
    Vc fechou tudo com agência de viagem?? Passagem, hospedagem e guia???

    Responder

    1. Olá Carolina, tudo bem? Eu só não fechei as passagens aéreas do Brasil > Egito com a agência… o resto fechei tudo com eles sim! (Hotel, Cruzeiro, alimentação no cruzeiro, passeios, guias e carro para transporte)… Valeu muito a pena!!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *